Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Debate político sobre prisão de Lula vira troca de ofensas na Câmara

Tema tem dominado grande parte dos pronunciamentos no plenário da Casa

Debate político sobre prisão de Lula vira troca de ofensas na Câmara
Notícias ao Minuto Brasil

09:40 - 26/04/18 por Notícias Ao Minuto

Política Bate-Boca

Os deputados Alceu Moreira (PMDB-RS) e Jorge Solla (PT-BA) trocaram ofensas, nessa quarta-feira (25), durante a votação dos destaques da medida provisória que autoriza o Instituto Chico Mendes (ICMbio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, a selecionar sem licitação um banco público para criar e gerir um fundo formado pelos recursos arrecadados com a compensação ambiental.

O motivo da discussão foi a obstrução dos petistas em protesto contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os partidos de oposição protestam há três semanas contra a decisão, e o tema domina grande parte dos pronunciamentos no plenário da Câmara. Moreira chegou a chamar o ex-presidente de “Lularápio”. Jorge Solla rebateu.

+ Em relatório após diligência na PF, comissão constata violações a Lula

Mais cedo, petistas já haviam protestado contra a decisão da Justiça de impedir que Lula seja visitado pelo médico para acompanhar o câncer na laringe que tratou há alguns anos. Deputados de partidos da base, no entanto, ressaltaram que o ex-presidente deve cumprir a pena que lhe foi imposta.

Os deputados Delegado Éder Mauro (PSD-PA) e Zé Geraldo (PT-PA) também bateram boca.

Cadastro positivo

O clima da sessão também esquentou depois que o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), acusou parlamentares de terem recebido dinheiro para defender o projeto de lei que altera o cadastro positivo para incluir obrigatoriamente os dados de pagamento de todos os consumidores e pessoas jurídicas. Esses dados serão repassados a birôs de crédito – como Serasa e SPC – e gerar uma nota para cada consumidor.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, exigiu que Valente encaminhe à Corregedoria da Câmara as provas e os nomes das pessoas que acusa de ter recebido dinheiro em troca de apoio.

Campo obrigatório