FHC sobre Azeredo: 'Não joguei pedra nos outros, vou jogar nos meus?'
Ex-presidente negou a existência do "mensalão tucano"
© Nacho Doce / Reuters
Política Opinião
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou sobre a prisão do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, nesta quarta-feira (23), durante lançamento do seu livro "Crise e reinvenção da política no Brasil". Ele negou a existência do "mensalão tucano".
"Hoje eu vinha ouvindo no rádio aqui que o Eduardo Azeredo foi condenado no mensalão tucano. Não, não tinha mensalão. Mensalão é mensalidade que se dá todo mês e tal, uma coisa de outra natureza", considerou Fernando Henrique, de acordo com informações de O Globo.
+ 'Ele certamente não vai ser candidato', diz Alckmin sobre Aécio
O ex-presidente rechaçou comparações entre o caso em Minas e o "mensalão do PT". "Não houve mensalão. O fato é outro. Não houve organização para pagar deputado", disse, avaliando que, no caso do Partido dos Trabalhadores, havia um esquema de pagamentos sistemáticos a parlamentares. Segundo FHC, no situação de Azeredo, a denúncia fala em recursos para a campanha ao governo do estado.
"O Eduardo diz que não sabia, que não tinha o nome dele. Foi condenado a 20 anos de cadeira. É pesado, mas tudo bem", afirmou. "O que o Eduardo fez? Não sei pessoalmente se ele fez alguma coisa. Ele (Azeredo) era uma pessoa normalmente austera, correta, etc, etc", completou.
Para ele, é importante respeitar a decisão do Judiciário, mas sem "jogar pedra" em ninguém. "Não joguei nos outros, vou jogar nos meus?", questionou Fernando Henrique.