Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temer age quando crise está fora do controle, diz Marina

Pré-candidata à Presidência participou de sabatina realizada pela Folha de S.Paulo, UOL e SBT

Temer age quando crise está fora do controle, diz Marina
Notícias ao Minuto Brasil

13:46 - 24/05/18 por Folhapress

Política Declaração

A pré-candidata à Presidência Marina Silva (Rede) criticou, nesta quinta (24), o governo do presidente Michel Temer (MDB) por não se antecipar à crise da alta dos combustíveis e por tomar uma decisão de reduzir o preço do diesel "sob pressão política".

Em sabatina realizada pela Folha de S.Paulo, UOL e SBT nesta quinta-feira (24), Marina disse que a redução anunciada pela Petrobras na véspera, de 10% no valor do diesel, envia a mensagem de que a empresa "não está se comportando de acordo com as regras do mercado".

"Fazendo no olho do furacão, com a pressão política, a mensagem que passou externamente é que a Petrobras não se está se comportando de acordo com as regras do mercado. E aí vai uma desvalorização das ações da Petrobras na ordem de 11%", disse Marina.

+ FHC sobre Azeredo: 'Não joguei pedra nos outros, vou jogar nos meus?'

Segundo a pré-candidata, o governo precisa se antecipar aos problemas, e "não agir quando as coisas estão praticamente fora de controle".

"Mas esse governo não tem condição de se antecipar a nada, porque ele vive o tempo todo na berlinda: na berlinda da falta de credibilidade, de falta de popularidade, de compromisso com a sociedade brasileira", afirmou.

Apesar de reconhecer a influência da alta do dólar na alta dos combustíveis no Brasil, ela disse que a crise já era previsível, e que a Petrobras tem uma "margem para manejar essa situação", com o combustível que é produzido internamente.

"Se por um lado você não pode ter uma atitude dogmática contra a lógica do mercado, você não pode ter uma prática dogmática me relação ao mercado. Ninguém altera a tarifa de luza todo dia por causa da variação do dólar", disse.

Campo obrigatório