Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PF acha documentos de empresas portuárias com sócio de amigo de Temer

Contratos, aditivos contratuais e receitas financeiras foram apreendidos em quarto de bebê na casa de Carlos Alberto Costa

PF acha documentos de empresas portuárias com sócio de amigo de Temer
Notícias ao Minuto Brasil

09:41 - 04/06/18 por Notícias Ao Minuto

Política Operação

Relatório da Polícia Federal (PF) sobre as investigações da operação Skala aponta que o sócio do coronel João Batista Lima Filho, Carlos Alberto Costa, guardava em casa - dentro de um depósito/maleiro e no closet de um quarto de bebê -, contratos, aditivos contratuais e receitas financeiras sobre as empresas portuárias Rodrimar, Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Libra.

A operação Skala, deflagrada em março último, chegou a prender amigos do presidente Michel Temer, entre eles o próprio coronel Lima e o advogado José Yunes, e apura a prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, em troca de propina, Temer teria assinado decreto, em maio do ano passado, que ampliou de 25 para 35 anos os prazos dos contratos de concessão e arrendamento de empresas que atuam em portos, permitindo que eles possam ser prorrogados até o limite de 70 anos.

De acordo com o blog da Andréia Sadi, no portal G1, o relatório da PF descreve o material apreendido durante a execução dos mandados de busca e apreensão da operação Skala. Além dos amigos de Temer, empresários ligados ao setor portuário também foram alvo da operação. 

+ Abuso de poder religioso divide cortes e é contestado por pastores

No despacho que autorizou as prisões, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso, relator do caso na Corte, considerou que há "indícios que demonstram a possibilidade de se estar diante de um esquema contínuo de concessão de benefícios públicos, em troca de recursos privados, para fins pessoais e eleitorais, que persistiria por mais de 20 anos no setor de portos, vindo até os dias de hoje".  

Armas

Na casa de Carlos Alberto Costa, ainda segundo o blog, a PF também achou quatro armas estrangeiras, uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 9mm, fabricadas nos Estados Unidos, e mais duas pistolas 9mm fabricadas na Alemanha e na República Tcheca. Além disso, mais um revólver Taurus calibre 32 e munições. Ele foi preso em flagrante por causa da posse de armas e munições de uso restrito e em situação irregular.

Campo obrigatório