PT anuncia ato para o dia da inscrição de candidatura de Lula no TSE
Informação foi divulgada pela presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR)
© Ricardo Stuckert / Divulgação
Política 15 de agosto
O PT anunciou um grande ato para o dia 15 de agosto, quando será feita a inscrição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
“É importante essa movimentação que estamos fazendo na defesa dele aqui fora, e esperamos que no dia 15 de agosto, quando formos registrar a candidatura, Lula possa estar solto, participando do ato com milhares de brasileiros”, disse a presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR), após visita a Lula, na última quinta-feira (28). Ela estava acompanhada pelo ex-prefeito de São Paulo e coordenador do plano de governo petista, Fernando Haddad.
Lula está preso desde o dia 7 de abril, na superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP). Ele foi condenado, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e por isso acabou enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Sua candidatura dependerá, agora, da Corte Eleitoral.
+ Coordenador de Alckmin sugere Meirelles como candidato a vice
No entanto, Gleisi destacou, ontem, que só tem duas situações para Lula não será candidato: primeiro, se provarem que ele cometeu o crime de que o acusam de ter praticado, o que até agora ninguém provou; segundo, se ele morrer. “Como nenhuma delas vai acontecer, Lula é candidato, continua candidato e será inscrito candidato”, afirmou.
Ela ainda criticou o que chamou de manobra do Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a análise do pedido de suspensão da prisão de Lula pela Segunda Turma da Corte. “Para Lula, a atitude do ministro Edson Fachin é indecente e só depõe contra o Judiciário brasileiro”, pontuou.
Gleisi também destacou que o ex-presidente está com a saúde perfeita e animadíssimo, principalmente com o resultado da última pesquisa, divulgada ontem pelo Ibope/CNI. “Ele continua em primeiro lugar, sem perder nenhum ponto. E o percentual de votos que o Lula tem dá praticamente a soma de todos os outros. É mais que o dobro do segundo colocado e se somar todos os outros não chega na intenção de votos de Lula”, detalhou a senadora aos militantes que fazem a resistência na Vigília Lula Livre.