PSOL oficializa apoio à candidatura de Haddad no 2º turno
Legenda de Guilherme Boulos teve 617 mil votos neste domingo (7)
© REUTERS
Política Aliados
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), do candidato à Presidência Guilherme Boulos, oficializou nesta segunda-feira (8) seu apoio ao petista Fernando Haddad na disputa pelo Palácio do Planalto no segundo turno das eleições, no próximo dia 28 de outubro.
A candidatura de Boulos obteve 617 mil votos e ficou na 10ª colocação na corrida presidencial. A decisão foi revelada em nota e afirma que "o segundo turno é a continuidade da luta contra o fascismo e o golpe".
Para a executiva nacional do PSOL, "a tarefa central nesse momento é, portanto, derrotar [Jair] Bolsonaro". "Sua derrota abre a possibilidade de bloquear a agenda iniciada por [Michel] Temer, garantir a soberania nacional e reunir condições para seguir defendendo as conquistas democráticas frente ao autoritarismo", diz o texto.
+ Bolsonaro diz que há fraude em 30% do Bolsa Família
No entanto, a legenda afirmou ter "diferenças políticas" com o Partido dos Trabalhadores (PT) e que sempre irá preservar sua independência. "Estaremos na campanha para derrotar Bolsonaro e eleger Haddad e Manuela defendendo a soberania nacional e os direitos da maioria de nossa gente", acrescentou.
Ainda de acordo com o comunicado, no segundo turno, o partido irá apoiar todos os candidatos de oposição ao candidato do PSL.
"O PSOL compreende que a luta para derrotar Bolsonaro no segundo turno é para defender e ampliar direitos e não para negociá-los. Seguiremos enfrentando privilégios e lutando para que o povo ocupe o centro das decisões. Só assim será possível garantir um ciclo de esperança, justiça, igualdade e soberania no Brasil", finalizou. (ANSA)