Governo nomeia militar para cargo 'número 2' do MEC
Ricardo Machado Vieira é tenente-brigadeiro e já ocupou o posto de chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (FAB)
© Luis Fortes/MEC
Política Educação
O cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) foi preenchido nesta sexta-feira (29) pelo militar Ricardo Machado Vieira, segundo informa o Diário Oficial da União (DOU).
Em três meses, esta foi a quarta vez que a pasta anunciou um novo nome para o cargo de "número dois" do MEC. Luiz Antônio Tozi ficou no posto até 12 de março, quando foi demitido após "reestruturação" promovida pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez.
+ Saiba quem é a deputada que viralizou ao dar uma lição em Ricardo Vélez
Rubens Barreto da Silva, que era secretário-executivo adjunto, foi anunciado por rede social para substituir Tozi. Na sequência, Iolene Lima foi colocada no posto, mas foi demitida oito dias depois. Estas duas últimas nomeações não chegaram a ser oficializadas no DOU.
Ricardo Machado Vieira. Foto: Reprodução/Linkedin
Oficialmente nomeado nesta sexta, segundo o "G1", Vieira era assessor especial da presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde fevereiro deste ano. Ele é tenente-brigadeiro e já ocupou o posto de chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (FAB).
Também nesta sexta (29), o presidente Jair Bolsonaro tem uma reunião agendada com Vélez no Palácio do Planalto. Quando questionado duas vezes sobre a permanência do ministro no cargo, na noite dessa quinta-feira (28), Bolsonaro ficou calado.