Conheça o aplicativo cada vez mais usado por terroristas
Aplicativo de mensagens diz ser “mais rápido e seguro” que as aplicações de mensagens concorrentes
© DR
Tech Telegram
O Telegram, aplicativos de mensagens alemão, tem dado o que falar por ser um dos mais usados pelos membros do Estado Islâmico, tendo sido até o veículo de comunicação através do qual os responsáveis pelos atentados de sexta-feira em Paris comunicaram a autoria.
De acordo com o responsável pela Research at Flashpoint Global Partners, Laith Alkhouri, o Telegram é “muito forte entre os jihadistas”. Além de aplicativo de mensagens, que permite ter grupos de chat de até 200 utilizadores, o Telegram serve também para financiamento de projetos, onde os utilizadores podem doar montantes de dinheiro para armamento, por exemplo.
Todavia, uma das maiores qualidade do Telegram aos olhos dos membros do Estado Islâmico poderá ser o fato do aplicativo de mensagens ser apontado como “mais rápido e seguro” que concorrentes como o WhatsApp e Facebook Messenger.
“A encriptação é uma das muitas maneiras como um adversário, seja ele criminal, um terrorista, uma nação fantasma, pode usar para esconder as suas atividades. Na verdade, vi-a dúzias de vezes – mais do que isso, provavelmente – pela minha carreira como um obstáculo para nós,” escreveu um dos responsáveis pela NSA à CNNMoney, Chris Inglis.