Google Cardboard ajuda a salvar criança em cirurgia
O sistema de realidade virtual da Mountain View foi usado pelos cirurgiões para estudar a área de intervenção
Tech Realidade virtual
A ascensão da realidade virtual tem sido mais relacionada com a área de entretenimento mas a utilização do Google Cardboard num hospital da Flórida, nos EUA, é um exemplo dos benefícios que pode trazer.
Teegan Lexcen – um bebê de apenas quatro meses – nasceu com má formação no peito, nomeadamente um coração fora do normal e sem o pulmão esquerdo e teve de ser submetido a uma operação que acarretava sérios riscos para a sua sobrevivência.
Nesta situação e tendo em conta o frágil estado do bebê, os cirurgiões só saberiam em concreto o que teriam que fazer já em plena operação. Esta situação de tensão foi evitada graças ao sistema de realidade virtual da Google, que permitiu estudar de antemão a área de intervenção no peito do pequeno Teegan.
Para tal, os cirurgiões tiveram de converter os exames em 2D feitos ao peito de Teegan em imagens estereoscópicas, o que permitiu ter uma noção muito mais clara do que precisava de ser feito. Como conta o Engadget, a operação acabou sendo um sucesso e Teegan poderá crescer junto dos pais.