8 fatos que o farão se sentir muito pequeno em relação ao universo
No universo, tudo é uma questão de perspectiva
© DR
Tech Cosmos
Podemos ser infinitamente grandes em relação aos átomos, mas basta uma foto em perspectiva da nossa via láctea vista "de fora", com a localização do nosso sistema solar no meio dela, para percebermos o quanto somos pequenos. Somos infinitamente pequenos. A Terra, apesar de ser o quinto maior planeta de nosso sistema solar, pode nos parecer imensa. Mas é apenas um pontinho na imensidão do Cosmos. Por isso, a Nasa listou oito fatos que o farão se dar conta de nossa pequenez.
1. Existem mais estrelas no céu do que grãos de areia em todas as praias de nosso planeta, combinadas. Nosso Sol é um entre 100 bilhões de estrelas, somente em nossa galáxia, a Via Láctea. Os cientistas calculam que existem, no mínimo, 100 bilhões de galáxias, apenas no universo observável, cada um com tanto ou mais estrelas.
2. O primeiro planeta fora de nosso sistema solar só foi descoberto em 1995. Agora, milhares de planetas que orbitam estrelas como nosso sol já foram descobertos, também conhecidos como exoplanetas.
3. A Via Láctea é uma cidade imensa, tão grande que seriam necessários 100 mil anos, viajando na velocidade da luz, para viajar através dela.
4. Cerca de 70% do universo é composto de energia escura e outros 25% são compostos por matéria escura. Tudo o que é "observável", tal como a Terra, os planetas e os sóis, todas as matérias "normais" compõem apenas 5% do universo.
5. Se o Sol fosse do tamanho de uma porta, a Terra seria do tamanho de uma moeda de cinco centavos americana.
6. Edwin Hubble fez uma descoberta fantástica: o universo está em expansão e que há um certo ponto no tempo (cerca de 14 bilhões de anos atrás) o universo estava todo concentrado em um ponto do espaço.
7. O sol compõe cerca de 98% da massa de todo nosso sistema solar. Os outros 2% correspondem a todos os planetas e o restante, como as luas.
8. Ao todo, quatro veículos espaciais já alcançaram os limites de nosso sistema solar, fazendo o que os cientistas chamam de viagens interestelares. Voyager 1 é o que se encontra mais longe, há cerca de 11 bilhões de milhas do Sol e foi o primeiro objeto, feito pelo homem, a sair do sistema solar. Voyager 2, apesar de viajar por 39 milhas por hora, mas vai demorar mais de 296 mil anos para passar Sirius, a estrela mais brilhante que pode ser vista no céu.
Quer se sentir ainda menor? Acesse aqui e veja uma ferramenta que o mostrará o quão pequeno é em relação a todo o universo.