Astronauta registra erupção do vulcão de La Palma vista do Espaço
Vulcão entrou em erupção no domingo, dia 19, e já destruiu 350 edifícios numa extensão de 166 hectares
© Thomas Pesquet
Tech Canárias
O astronauta francês Thomas Pesquet registrou a erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, a partir do Espaço, nesta quarta-feira.
O francês compartilhou a imagem no Twitter, descrevendo como "impressionante" o contraste entre a cor laranja e brilhante da lava e a escuridão do Oceano Atlântico.
"O brilho da lava parece muito próximo do brilho das luzes da cidade", escreveu ainda.
De acordo com o cálculo atualizado hoje pelo programa de emergência por satélites da União Europeia Copernicus, já foram atingidos 350 edifícios numa área superior a 166 hectares. Apesar da destruição causada, não há vítimas. O Governo local promete uma resposta social "contundente" para amparar as pessoas que perderam tudo o que tinham devido à erupção.
El volcán de #LaPalma en erupción. El resplandor anaranjado de la lava, en contraste con la negrura del océano Atlántico, resulta aún más impresionante. El brillo de la lava parece demasiado cercano al resplandor de las luces de la ciudad. #MissionAlpha pic.twitter.com/ztEPr1ypqM
— Thomas Pesquet (@Thom_astro) September 22, 2021
Le volcan de #LaPalma aux Canaries. Dans l’obscurité de l’océan, la lave orange vif est encore plus impressionnante.
— Thomas Pesquet (@Thom_astro) September 22, 2021
.
The #LaPalma volcano in eruption. Set against the blackness of the surrounding Atlantic Ocean the bright orange glow is even more impressive.#MissionAlpha pic.twitter.com/HkAhBhLR8N
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo e as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias.
A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias. A erupção atual poderá se prolongar em até 84 dias, de acordo com o Instituto Volcanológico das Canárias.