Brasileiro cria serviço de armazenamento de dados após perder TCC
O sistema é capaz de dividir os arquivos em partes diferentes, criptografa-los um por um e armazená-los em servidores distintos
© DR
Tech Startup
Após perder um trabalho de conclusão de curso (TCC), o brasileiro Rafael Libardi, hoje com 25 anos, teve a ideia de criar a Ukkobox: um serviço de armazenamento de dados na nuvem com uma segurança adicional.
Segundo ele, em 2012, quando estudava no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, da USP, Libardi teve um sério problema com um serviço de nuvem gratuito.
"Por um motivo desconhecido, eles apagaram vários arquivos meus. Perdi fotos de viagens, documentos da faculdade e quase todo o material do meu trabalho de conclusão de curso da graduação, TCC. A partir daquele dia, comecei a questionar se não existia uma forma de garantir que os dados de uma pessoa sempre estivessem seguros, mesmo com problemas no servidor”, diz.
Ele afirma que apesar de programas de armazenamento como Dropbox e Google Drive serem braratos, "eles não são sistemas muito seguros".
De acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, na Ukkobox, diferente de outros serviços de armazenamento, há a proteção de dados na nuvem, fornecendo às empresas pequenas e médias um serviço com segurança acessível apenas nas grandes empresas.
"Assim, eles (pequenas e médias empresas) também podem ter seus dados armazenados com mais segurança e privacidade, sem pagar muito por isso”, afirma Libardi.
Segundo o criador da startup, o sistema é capaz de dividir os arquivos em partes diferentes, criptografa-los um por um e armazená-los em servidores distintos. Além da maior segurança, pois se torna mais difícil alguém conseguir juntar todos os pedaços do arquivo, Libardi também garante que esse método torna impossível a perda de um documento por conta de falha técnica em um servidor.
Um mesmo pedaço de arquivo é copiado em diferentes servidores, o que cria uma redundância eficaz”, diz.