Sonda da NASA capta imagens inéditas de lua de Júpiter
A sonda Juno esteve a uma distância de apenas 35,5 mil quilômetros da Io.
Sonda da NASA captou imagens inéditas de lua de Júpiter
- A sonda Juno esteve a uma distância de apenas 35,5 mil quil^metros da Io.
© NASA
Tech Espaço
A NASA divulgou recentemente um conjunto impressionante de novas fotografias da lua Io, uma das luas mais icônicas de Júpiter. Essas imagens foram capturadas pela sonda Juno durante uma das suas mais recentes aproximações ao gigante gasoso.
Essa aproximação em particular marca um marco significativo, sendo a 51ª vez que a sonda Juno se aproximou de Júpiter. No dia 16 de maio, a Juno alcançou uma proximidade sem precedentes com a lua Io, estando a apenas 35,5 mil quilômetros de distância. Essa é a distância mais curta já registrada entre a sonda Juno e Io, proporcionando detalhes incríveis e perspectivas únicas da lua vulcânica.
Como parte de sua missão contínua, a sonda Juno continuará a estudar Júpiter e suas luas. Nas próximas aproximações ao planeta, a sonda terá a oportunidade de realizar estudos mais aprofundados dos satélites naturais mais próximos de Júpiter, incluindo Io, fornecendo informações valiosas sobre suas características geológicas e atmosféricas.
As imagens recentemente compartilhadas pela NASA oferecem um vislumbre fascinante da superfície dinâmica e complexa de Io, revelando sua atividade vulcânica e as características únicas que a tornam uma das luas mais interessantes do sistema solar.
Explorar os mistérios de Io e obter essas imagens de tirar o fôlego são exemplos do sucesso contínuo da missão Juno, fornecendo insights preciosos sobre os segredos do nosso vizinho gigante gasoso, Júpiter, e suas luas fascinantes.
Oh hello, Io! During its 51st close flyby of Jupiter on May 16, our #JunoMission captured these views of Jupiter's volcanic moon Io.
— NASA Solar System (@NASASolarSystem) May 18, 2023
More about Juno's exploration of Io: https://t.co/QhqQNP8Cgy
Other recent images: https://t.co/Ql7aCQvRqY
processed by Kevin M. Gill pic.twitter.com/QS4eWfzIi3