Urina pode produzir eletricidade
Ao passar por células de combustível, as bactérias dentro da urina podem gerar eletricidade e a energia pode ser armazenada ou usada diretamente
© Sky News
Tech Dispositivos
Por pouco mais de R$5,00 é possível comprar uma célula de combustível que pode gerar electricidade a partir de urina, noticia a Sky News. Desenvolvido por investigadores da Universidade de Bath, a Universidade Queen Mary de Londres e o centro bioenergético de Bristol.
As células de combustível usam processos biológicos naturais para transformar matéria orgânica, como urina, em eletricidade, explica a publicação. Quando a urina passa pelas células de combustível microbianas, as bactérias dentro do "xixi" gera eletricidade que pode ser armazenada ou usada diretamente.
Estes tipos de dispositivos já foram criados no passado, mas este produto é menor e poderoso. Sendo, também, mais barato, o que pode ser potencialmente útil em países em desenvolvimento.
Um único dispositivo pode gerar dois watts por metro cúbico. A equipe de investigação está tentando aumentar a potência.