• 07 SETEMBRO 2024

Descoberta de um buraco negro incomum intriga pesquisadores

Os investigadores acreditam que pode ter uma massa 8.200 vezes superior à do nosso Sol.

Descoberta de um buraco negro incomum intriga pesquisadores

06:50 - 12/07/24 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Espaço

Um grupo de pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, utilizou o Telescópio Espacial Hubble para estudar um buraco negro misterioso, cujas dimensões são incomuns para esse tipo de fenômeno.

Localizado nas proximidades de Omega Centauri, este buraco negro apresenta um tamanho médio que levanta questões sobre seu desenvolvimento. Enquanto buracos negros variam de pequenos a enormes, este em particular tem uma massa estimada em pelo menos 8.200 vezes a do nosso Sol.

"Descobrimos sete estrelas que não deveriam estar em Omega Centauri. Elas estão se movendo tão rapidamente que deveriam escapar do aglomerado e nunca mais retornar. A explicação mais plausível é que um objeto muito massivo esteja gravitacionalmente retendo essas estrelas próximas ao centro. O único candidato possível é um buraco negro", afirmou Maximilian Häberle, um dos pesquisadores principais do estudo.

A equipe planeja realizar mais observações com o Telescópio Espacial James Webb, o que poderá revelar mais informações sobre este intrigante buraco negro em um futuro próximo.