Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Perdidos nas estrelas? Os piores acidentes ocorridos no espaço!

Dois astronautas dos EUA podem ficar presos no espaço até 2025 devido a defeito no Boeing Starliner.

Perdidos nas estrelas? Os piores acidentes ocorridos no espaço! -

Viajar para o espaço é algo muito perigoso. Basta perguntar a Nick Hague e Alexey Ovchinin. Eles são o astronauta e o cosmonauta que, em 2018, escaparam de um foguete com defeito após o lançamento. Felizmente, os dois saíram bem desse episódio, mas, como a história mostrou, nem todos os astronautas tiveram a mesma sorte.

E, infelizmente, há um novo caso preocupante em 2024. Em um dos desastres mais assustadores dos últimos anos, dois astronautas americanos que deveriam passar oito dias viajando de ida e volta para a Estação Espacial Internacional (ISS) ficaram presos lá por mais de dois meses. Além disso, eles podem não conseguir voltar para casa até 2025. Isso se deve a vários problemas técnicos que deixaram sua nave, a nova cápsula Boeing Starliner, insegura para uso. Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams (foto) foram a primeira tripulação a pilotar a nave em sua viagem inaugural — uma situação infeliz, como se viu.

Clique nesta galeria para saber mais sobre as causas e consequências deste incidente de 2024 e relembre os acidentes mais trágicos da história das viagens espaciais.

Notícias ao Minuto Brasil

23:00 - 14/09/24 por Notícias Ao Minuto Brasil

Tech Desastres

Viajar para o espaço é algo muito perigoso. Basta perguntar a Nick Hague e Alexey Ovchinin. Eles são o astronauta e o cosmonauta que, em 2018, escaparam de um foguete com defeito após o lançamento. Felizmente, os dois saíram bem desse episódio, mas, como a história mostrou, nem todos os astronautas tiveram a mesma sorte.

 

Em um dos desastres mais assustadores dos últimos anos, dois astronautas americanos que deveriam passar oito dias viajando de ida e volta para a Estação Espacial Internacional (ISS) ficaram presos lá por mais de dois meses. Além disso, eles podem não conseguir voltar para casa até 2025. Isso se deve a vários problemas técnicos que deixaram sua nave, a nova cápsula Boeing Starliner, insegura para uso. Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams foram a primeira tripulação a pilotar a nave em sua viagem inaugural — uma situação infeliz, como se viu.

O lançamento da missão ocorreu em 5 de junho, e a Starliner chegou à ISS com segurança. No entanto, muitas questões técnicas vieram à tona, o que tornou impossível para Wilmore e Williams retornarem à Terra na data programada. O que deveria ser oito dias se estendeu para oito semanas enquanto a Boeing e a NASA tentavam resolver os problemas. Em julho, a Boeing revelou que quatro dos combustíveis de jato da Starliner falharam, os propulsores estavam com defeito e havia vazamentos de hélio.

A Starliner, assim como os dois astronautas, já estão na ISS há mais de 60 dias. A Starliner só pode permanecer atracada por um máximo de 90 dias. A NASA e a Boeing agora dizem que a Starliner pode ter que retornar à Terra sem tripulação quando o tempo acabar se as falhas não tiverem sido reparadas para a satisfação de todos, o que significa que não seria seguro transportar Wilmore e Williams. Se for esse o caso, a dupla terá que esperar até que a próxima espaçonave capaz de transportar humanos visite a ISS em 2025.

A Crew Dragon da SpaceX está programada para visitar a estação espacial e retornar à Terra em fevereiro de 2025. A Boeing está determinada a levar Wilmore e Williams para casa antes que os 90 dias acabem, mas fontes dizem que os oficiais da NASA não estão suficientemente confiantes em seus relatórios sobre os testes de segurança da Starliner.

Clique nesta galeria e revisite os acidentes mais trágicos da história das viagens espaciais.

Leia Também: WhatsApp Business ganha nova Inteligência Artificial

Campo obrigatório