• 16 OUTUBRO 2024

Cientistas detectam padrão de sinais de rádio do espaço a cada 16 dias

Acredita-se que a origem destes sinais esteja a 500 milhões de anos-luz de distância

Cientistas detectam padrão de sinais de rádio do espaço a cada 16 dias

16/10/24 05:20 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Espaço

Um grupo de cientistas identificou um padrão nos sinais de rádio conhecidos como Fast Radio Bursts (FRBs), que são emitidos do espaço, mais precisamente de uma localização a 500 milhões de anos-luz da Terra.

O estudo, divulgado na plataforma arXiv, revela que esses sinais se repetem a cada 16,35 dias. Durante quatro dias consecutivos, os FRBs são emitidos a intervalos de duas horas, seguidos por um período de 12 dias de silêncio. A pesquisa foi realizada entre 16 de setembro e 30 de outubro de 2019.

"A descoberta de uma periodicidade de 16,35 dias em uma fonte repetida de FRB é uma pista importante sobre a natureza deste objeto", afirmaram os cientistas no estudo, que faz parte do Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment/Fast Radio Burst Project (CHIME/FRB).

Os pesquisadores buscam determinar o que está causando esses sinais de rádio, mas, para isso, precisam identificar a origem exata. Embora o estudo tenha passado por revisões, conforme relatado pela CNN, ele ainda precisa passar pela avaliação por pares para ser amplamente aceito pela comunidade científica.