O 'trending' do Facebook tem inclinação política?

Assim, o Facebook parece ter forçado a sua equipa desta área a evitar notícias que pendam para o lado conservador

© Reuters

Tech EUA 09/05/16 POR Noticias ao Minuto

O Facebook veio a público tecer críticas a seu próprio algoritmo de notícias da área ‘trending’, notando que tem tendência para mostrar mais notícias relacionadas com o partido republicano. Assim, o Facebook parece ter forçado a sua equipa desta área a evitar notícias que pendam para o lado conservador.

PUB

De acordo com uma fonte do Gizmodo, os “trabalhadores [do Facebook] evitaram que aparecessem notícias sobre a reunião CPAC, Mitt Romney, Rand Paul e outros tópicos conservadores na seção altamente influente, mesmo que sejam os mais visitados organicamente pelos usuários da rede social”.

Não são conhecidos mais detalhes sobre esta tendência da rede social, mas é de se esperar que a medida tenha uma intenção de equilíbrio, procurando dar à rede social uma inclinação política neutra à medida que prossegue o processo eleitoral nos EUA.

Em reação, o Facebook afirma que tomou “estas alegações de parcialidade muito a sério”, apontando que a rede social “é uma plataforma para pessoas e perspectivas de todo o espectro político”, e que é regida por “directrizes rigorosas que não permitem a supressão de perspectivas políticas”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech Telemóvel 12/09/24

Celular sem bateria? Veja as opções que deve desativar

Tech Meta 12/09/24

Meta admite que treina IA com 'posts' públicos do Facebook e Instagram

Tech SpaceX 13/09/24

Veja imagens do primeiro passeio espacial privado da missão Polaris Dawn

Tech Espaço 13/09/24

Aurora Boreal encanta Reino Unido e Irlanda em noite de céu limpo; veja

Tech Apple 13/09/24

Apple não cita aumento de RAM no iPhone 16, mas melhora carregamento