Trump quer apoiar IA com energia gerada com carvão

O presidente dos EUA assinou uma ordem executiva que pretende reativar centrais termoelétricas.

Trump quer apoiar IA com energia gerada com carvão

© Getty Images

Notícias ao Minuto Brasil
10/04/2025 10:36 ‧ há 1 semana por Notícias ao Minuto Brasil

Uma das questões mais debatidas quando se fala em Inteligência Artificial (IA) é o alto consumo de energia dos equipamentos necessários para viabilizar essa tecnologia. E o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acredita ter encontrado uma solução para o problema.

 

Segundo o site Business Insider, Trump assinou nesta terça-feira, dia 8, uma ordem executiva com o objetivo de reativar a indústria do carvão e as usinas termelétricas, a fim de gerar energia suficiente para abastecer os centros de dados usados pela IA.

De acordo com estimativas da Agência Internacional de Energia, esse tipo de centro de dados consome entre 2% e 3% da energia em nível global. E, com a adoção crescente da IA, é praticamente certo que essa porcentagem aumentará nos próximos anos.

Leia Também: Anatel aprova expansão da Starlink com 7.500 novos satélites no Brasil

Partilhe a notícia

Recomendados para você