Para adolescentes, 'likes' no Facebook é equivalente a comer chocolate
Estudo procurou verificar as mudanças no cérebro de usuários mais jovens da rede social
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Nos últimos anos, constatou-se uma ‘luta’ cada vez maior nas redes sociais em torno de receber mais ‘likes’ nas publicações. Quem parece viver esta questão com particular intensidade são os adolescentes, algo que de acordo com um recente estudo feito pela universidade UCLA, está intrinsecamente ligado a esta fase do crescimento.
O estudo consistiu em reunir 31 adolescentes entre os 13 e os 18 anos, aos quais foram mostradas individualmente 148 fotografias de uma rede social fictícia, um conjunto no qual se incluía algumas fotografias dos próprios participantes. Ao mesmo tempo que viam as fotografias eram medida a reação dos cérebros com recurso de uma máquina de ressonância magnética.
“Quando os adolescentes viram as suas fotografias com um grande número de ‘likes’, verificamos atividade de uma grande variedade de regiões do cérebro. Mostramos exatamente a mesma fotografia com muitos ‘likes’ a metade dos adolescentes e à outra metade apenas com alguns ‘likes’”, conta ao Independent uma das responsáveis pelo estudo, Lauren Sherman.
A região que se mostrou mais ativa foi a relacionada com a recompensa, uma que está particularmente sensível na fase da adolescência e que é ativada de igual forma com ao ganhar dinheiro ou até comer chocolate. No estudo foi também comprovado que os adolescentes ficam mais motivados a dar like em alguma coisa se esta já tiver sido aprovada pelos seus semelhantes.