Cientistas descobrem "Segunda Terra" onde pode ter vida alienígena
Essa "Segunda Terra" está localizada em órbita na estrela Proxima Centauri, pertencente ao sistema da estrela Alpha Centauri, a aproximadamente 4 anos-luz do nosso planeta
Observatório pode anunciar descoberta de "Segunda Terra" nesta quarta
© Divulgação
Tech Exoplaneta
Cientistas do Observatório Europeu do Sul (ESO) anunciaram nesta quarta-feira (24), a descoberta de um exoplaneta com características muito semelhante ao planeta Terra, informa o jornal alemão Der Spiegel.
De acordo com a publicação, a "Segunda Terra" está localizada em órbita na estrela Proxima Centauri, pertencente ao sistema da estrela Alpha Centauri, a aproximadamente 4 anos-luz do nosso planeta, uma distância relativamente pequena no espaço.
A existência da "Segunda Terra" abre inúmeras possibilidades de novas descobertas como, por exemplo, a existência ou não de vida extraterrestre.
De acordo com o estudo sobre a descoberta, publicado na revista "Nature", os seus autores explicam que o planeta recém-descoberto, batizado de Proxima b, tem massa apenas cerca de 30% maior que a da Terra e que as condições de temperatura lá, teoricamente, permitem a existência de água em estado líquido na sua superfície.
Os pesquisadores explicam que a descoberta identificou a presença de um planeta quente e de massa parecida com a da Terra, que orbita a estrela Proxima Centauri a cada 11,2 dias, a uma distância de 7,5 milhões de quilômetros, o que representa apenas 5% da distância entre a Terra e o Sol.
O Proxima B, nome dado ao planeta descoberto, está próximo do nosso Sistema Solar, a uma distância de quatro anos-luz. Isso indica, segundo cientistas, que futuramente poderemos viajar para visitar a "Segunda Terra".
Leia também: Maior avião do mundo cai ao realizar segundo teste de voo