Cientistas descobrem 'planeta-bebê' de 2 milhões de anos
Corpo celeste é o mais jovem já encontrado e gira em torno de uma estrela da constelação de Touro
© Nasa
Tech Astronomia
Um grupo de 14 cientistas, incluindo uma astrofísica brasileira, encontrou na constelação de Touro o planeta V830 Tau B, de 2 milhões de anos. Trata-se do corpo celeste mais jovem descoberto pela ciência até hoje. O artigo que detalha a pesquisa foi publicado pela revista Nature.
"É um passo importante para gente entender como 'nascem' os planetas", disse a pesquisadora Silvia Alencar, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em entrevista ao G1.
O planeta é localizado há 430 anos-luz da Terra e tem quase a mesma massa que Júpiter - cujo raio é onze vezes superior ao da Terra. O "recém-nascido" gira em torno da estrela V830 Tauri.
No total, a pesquisa durou cerca de um mês. Uma das principais dificuldades do estudo foi mapear o entorno da estrela V830 Tauri, considerada muito ativa. "O desafio técnico de observar o entorno de estrelas jovens é porque a característica de jovens planetas atrapalha as medidas. É necessária uma precisão muita grande para achar planetas", explicou Silvia.
A descoberta do V830 Tau B comprova a hipótese de que os planetas podem se aproximar de seu sol se deslocando pela nuvem de gás e poeira que fica ao redor de estrelas em sua origem. O "planeta-bebê" evidencia que isso ocorre desde o início da "vida" dos corpos celestes.
Agora, grupo de pesquisadores que trabalham com Silvia - de países como Alemanha, França, Grã-Bretanha, Canadá, Taiwan e Estados Unidos - espera encontrar outros planetas semelhantes para desvendar as origens do universo.
LEIA TAMBÉM: Nasa lança sonda para estudar surgimento do Sistema Solar