Pesquisadores restauram primeira gravação de música por computador
Melodia foi feita em 1951 através de uma engenhoca concebida pelo gênio da matemática britânico Alan Turing
© DR
Tech Raridade
Pesquisadores neozelandeses anunciaram nesta segunda-feira (26) terem restaurado a primeira gravação de música gerada por computador, que foi feita em 1951 através de uma engenhoca concebida pelo gênio da matemática britânico Alan Turing.
Pesquisadores da Universidade de Canterbury, em Christchurch, indicaram que a engenhoca mostra Alan Turing - mais conhecido como o pai das ciências da computação e por decifrar o código Enigma usado pelos nazis na II Guerra Mundial - foi também inovador ao nível da música.
"O trabalho pioneiro de Alan Turing no final da década de 1940 de transformar o computador num instrumento musical foi amplamente ignorado", sublinharam.
A gravação foi feita há 65 anos por uma unidade de exteriores da BBC no laboratório de máquina de computação em Manchester, no norte de Inglaterra.
A máquina, que preenchia grande parte do piso térreo do laboratório, foi usada para gerar três melodias: "God Save the King", "Baa Baa Black Sheep" e "In the Mood" de Glenn Miller.
Mas quando o professor Jack Copeland e o compositor Jason Long analisaram o disco de acetato, de 30,5 centímetros, descobriram que o som estava distorcido.
"As frequências na gravação não eram precisas. A gravação deu, na melhor das hipóteses, uma impressão aproximada de como soava o computador", indicaram.
Os pesquisadores arranjaram o artefato auditivo do matemático, fazendo, entre outros, ajustes na velocidade do áudio, compensando o 'desequilíbrio' na gravação e filtrando o ruído externo.
"Foi um belo momento quando ouvimos pela primeira vez o som do computador de Turing", afirmaram Copeland e Long num 'post' publicado no portal da Biblioteca Britânica.
Os dois minutos de gravação podem ser ouvidos neste link.
Turing foi um cientista da computação, filósofo e criptologista que desempenhou um papel fundamental ao resolver o enigma nazi.
Como retrata o fime "O jogo da imitação", vencedor de um Oscar pelo melhor argumento adaptado, Turing foi condenado por homossexualidade e submetido à castração química. Em 1954, suicidou-se, aos 41 anos.
Em 2013, a rainha Isabel II concedeu-lhe o perdão a título póstumo, após uma longa campanha. Com informações da Agência Lusa.