OTAN e UE realizam exercícios conjuntos de segurança cibernética
OTAN já tinha informado que a partir de 2017 iniciará o processo de modernização do seu sistema de defesa cibernética
© Pixabay
Tech Redes
A OTAN e a UE estão treinando ações conjuntas na área de segurança cibernética, informou na sexta-feira (18) o secretário-geral da Aliança Atlântica Jens Stoltenberg."
As equipes da OTAN e da UE para a segurança cibernética participam de exercícios conjuntos", declarou Stoltenberg na representação do Fundo Marshall Alemão em Bruxelas.
Antes a OTAN tinha informado que a partir de 2017 iniciará o processo de modernização do seu sistema de defesa cibernética e que pretende destinar para esse fim mais de 70 milhões de euros.
Vale ressaltar que na cúpula da OTAN de julho em Varsóvia os chefes de Estado e de Governo dos países integrantes da Aliança reconheceram o espaço cibernético como uma nova zona de responsabilidade operacional da Aliança. Segundo as declarações anteriores de Stoltenberg, a defesa cibernética da OTAN não é dirigida contra nenhum inimigo em particular.
O jornal New York Times informou que a OTAN não possui uma estratégia definida sobre como conduzir a guerra cibernética e que a Aliança precisa elaborar um plano de resistência no espaço cibernético. Segundo as estimativas, a infraestrutura da OTAN é sujeita a milhões de ciberataques diariamente. Cada mês são registradas até 200 tentativas sérias de penetrar nas redes eletrônicas da Aliança. Com informações do Sputnik Brasil.