Cientistas conseguiram reverter efeitos do envelhecimento
O feito foi alcançado em ratos que tiveram as células reprogramadas
© DR
Tech Pesquisa
Cientistas do Instituto Salk para Estudos de Biologia conseguiram reprogramar células de ratos para reverter os efeitos do envelhecimento, fazendo com células de pele regressam a um estado quase embrionário.
Os ratos testados sofriam de um envelhecimento prematuro. A partir do momento em que tiveram as células reprogramadas, poderão viver mais 30 anos do que o esperado. A técnica baseia-se no trabalho de 2006 do cientista japonês Shinya Yamanaka - do regresso a estado embrionário da pele de organismos vivos, mas que pode resultar também no crescimento de células cancerígenas e outras complicações.
A equipe do Instituto Salk conseguiu adaptar a técnica de Yamanaka e fazer uma reprogramação parcial das células, o que resultou em versões mais novas da mesma pele. Como refere o The New York Times, a descoberta causa entusiasmo, mas, por agora, não saiu do campo das hipóteses.
“Obviamente, os ratos não são humanos e sabemos que é muito mais complexo rejuvenescer uma pessoa. Mas este estudo mostra que o envelhecimento é um processo muito dinâmico e plástico e portanto será mais acessível a intervenções terapêuticas do que era antecipado”, contou um dos investigadores, Izpisua Belmonte.