'Hackathon' tenta ajudar metas da ONU
"São dez times focados em cada um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU", explica o organizador da maratona hacker
© REUTERS/Denis Balibouse
Tech Ideias
Uma grande maratona hacker, chamada The Big Hackathon, começou na quarta-feira, 1º, na Campus Party Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, conhecido entre os desenvolvedores como hackathon, vai durar cerca de cem horas e tem o objetivo de solucionar grandes problemas da humanidade, como fome, pobreza, falta de moradia e mudanças climáticas.
"São dez times focados em cada um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU", explica o organizador da maratona hacker, Fernando Rychlewski. "Cada time precisará desenvolver algum aplicativo que ajude o mundo a atingir estes objetivos. Esperamos que surjam boas e disruptivas ideias que ajudem a mudar o planeta."
A maratona vai reunir mil participantes, entre programadores, designers e empreendedores. As melhores ideias ficarão à disposição para uso da ONU, que estudará meios de colocá-las em prática nos países mais necessitados. "Queremos mostrar que é possível empreender e melhorar o mundo", explica a diretora do Sebrae, Heloisa Menezes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.