IBM cria imã do tamanho de um átomo
Com a experiência, empresa pretende revolucionar a produção de HDs para computadores
© DR
Tech Avanços
Pesquisadores da IBM criaram o menor ímã do mundo, com tamanho equivalente a de um átomo. Com isso, a empresa pretende tornar os HDs de computador menores. As informações são da revista Superinteressante.
A companhia é pioneira no desenvolvimento de peças de computador. Ela é responsável pelo primeiro disco rígido do mundo, o IBM 350, lançado em setembro de 1957. O equipamento tinha 1,7 metro de largura e 73 centímetros de altura, mas armazenava apenas 5MB.
Atualmente, de acordo com a IBM, os HDs precisam de 10 mil átomos para armazenar cada bit. Se esse bit -- bit é a menor quantidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida na teoria da informação -- pudesse ser armazenado em um único átomo, portanto, o gadget ocuparia 100 mil vezes menos espaço.
Segundo o artigo científico, publicado na Nature, os átomos usados no experimento são do elemento hólmio (Ho), conhecido por cientistas por gerar campos magnéticos muito fortes.
Uma fileira de hólmios foi posicionada sobre uma placa de óxido de magnésio, e uma corrente elétrica foi usada para alterar a orientação magnética de cada um deles.
LEIA TAMBÉM: Cinco asteroides passam perto da Terra até segunda, prevê Nasa