Novo mecanismo de acoplamento será usado pela NASA
O padrão internacional de interfaces dos sistemas de acoplamento IDSS IDD começou a ser desenvolvido no início de 2009
© Nasa
Tech Novidade
NASA decidiu adotar o Sistema Andrógino Periférico de Acoplamento russo (Androgynous Peripheral Attach System, em inglês) como mecanismo base na Estação Espacial Internacional (EEI), disse à Sputnik o vice-diretor geral da agência espacial russa, Roscosmos, Sergei Savelyev, que participa da feira de defesa e segurança LAAD 2017, no Rio de Janeiro.
"Após longas e difíceis discussões, a NASA concordou com os nossos argumentos e tomou a decisão de adotar como base padrão os parâmetros da interface russa do Sistema Andrógino Periférico de Acoplamento, testado muitas vezes em processos de acoplamento reais", destacou Savelyev.
Segundo o diretor da Roscosmos, no âmbito do trabalho conjunto com a NASA na EEI, era necessário otimizar diversos padrões de mecanismos de acoplamento, para que qualquer aeronave dos países parceiros tenha condições de se acoplar à estação.
O padrão internacional de interfaces dos sistemas de acoplamento IDSS IDD (International Docking System Standard Interface Definition Document, em inglês) começou a ser desenvolvido no início de 2009, por iniciativa da NASA. Em suas primeiras versões, a base para o padrão era o sistema norte-americano LIDS, ainda não concluído.
"Os especialistas propuseram adotar como base os parâmetros do Sistema Andrógino Periférico de Acoplamento russo, desenvolvido para acoplamento do ônibus espacial Buran e utilizados em acoplamentos dos ônibus espaciais da NASA à estação Mir e à EEI. A NASA acabou concordando", concluiu o interlocutor da agência. Com informações do Sputnik Brasil.
LEIA TAMBÉM: De olho em Marte, agência quer maior cooperação com a Rússia