Cientistas captam 1ª imagem de matéria escura entre galáxias
Descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá
© S. Epps & M. Hudson/University of Waterloo/Reprodução
Tech Astronomia
Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, obtiveram a primeira imagem de uma teia de matéria escura na história. Até então, astrônomos encaravam a existência das teias que conectam as galáxias que formam o universo de um ponto de vista teórico, apenas.
"Por décadas, pesquisadores previram a existência de filamentos de matéria escura entre galáxias que funcionariam como estruturas de teias conectando essas galáxias", conta Mike Hudson, professor de astronomia na Universidade de Waterloo e um dos autores do estudo. Os cientistas criaram uma imagem composta da teia invisível.
"Isso nos leva além das previsões para algo que podemos ver e medir". A pesquisa, publicada no periódico 'Monthly Notices of the Royal Astronomical Society', afirmam ter desenvolvido um método para observação das teias de matéria escura.
Cerca de um quarto do universo é formado por matéria escura. A substância não brilha, não absorve nem reflete luz, por isso, é quase não-detectável. As informações são da revista Exame.
LEIA TAMBÉM: Aluna de escola pública de SP recebe prêmio da Nasa