China vai iniciar construção de estação espacial em 2019
Estação espacial tripulada chinesa deve ficar pronta entre 2019 e 2022
© DR
Tech Exploração
A nave Tianzhou 1 concluiu nesta quinta-feira (27) o processo de recarga de combustível do laboratório espacial Tiangong 2, ao qual se atrelou no último sábado (29), dois dias depois do seu lançamento. Animados com o progresso, os responsáveis pelo programa espacial chinês decidiram divulgar que o início da construção da estação espacial será em 2019.
Esta recarga, que se prolongou durante cinco dias, confirmou o "grande êxito da missão", afirmou Wang, citado pela imprensa chinesa.
"Segundo os nossos planos, vamos concluir a montagem e a construção da estação espacial tripulada chinesa entre 2019 e 2022", anunciou Wang.
Uma estação espacial com presença permanente de tripulantes necessita de recargas frequentes de abastecimentos - combustível, alimentos, oxigênio e equipamentos. Antes de começar a construir a instalação, a agência espacial chinesa precisava estar segura de que poderia enviar reabastecimentos regulares.
O primeiro módulo da estação, denominado Tianhe 1, terá cerca de vinte toneladas e será lançado para o espaço por uma nova geração de foguetes, os Longa Marca - 5, concebidos especialmente para o transporte de cargas muito pesadas.
Leia também: #BrasilEmGreve é 2º colocado no 'trending topics' mundial do Twitter