Nova Grande Muralha: China criará concorrente da Wikipédia
Assim, cidadãos da China receberão uma interpretação oficial quanto a questões históricas e políticas
© Yves Herman/Reuters
Tech Concorrência
Autoridades da China contrataram mais de 20 mil especialistas em várias áreas para criar a maior enciclopédia on-line chinesa para concorrer com a Wikipédia. Assim, cidadãos da China receberão uma interpretação oficial quanto a questões históricas e políticas.
O especialista em questões chinesas, Mikhail Korostikov, comentou para a Sputnik Chinaa criação desta enciclopédia, revelando as ambições do chefe do projeto, Yang Muzhi.
"A enciclopédia chinesa é uma Grande Muralha Cultural", descreveu seu projeto o editor-chefe da nova enciclopédia, Yang Muzhi, durante um encontro com cientistas e especialistas chineses. Sua frase foi citada em um artigo sobre a enciclopédia do South China Morning Post.
O projeto da enciclopédia foi aprovado em 2011 pelo Conselho de Estado da República Popular da China, mas o trabalho só começou recentemente. Ao mesmo tempo, muitas empresas de Internet chinesas, por exemplo, Baidu e Qihu 360 já têm seus próprios análogos da Wikipédia, que são regularmente atualizados. No entanto, os especialistas acreditam que a nova enciclopédia será um projeto muito mais ambicioso.
Como Yang Muzhi observou no fim de janeiro de 2016, os leitores acreditam que a Wikipédia seja uma fonte de confiança, mas o chefe do projeto chinês não planeja somente alcançar a enciclopédia Wikipédia, mas superá-la. Com informações do Sputnik Brasil.
LEIA TAMBÉM: Cientistas revelam como estará galáxia daqui a 5 milhões de anos