Comercial do BK na TV aciona comando de voz do Google no celular
Suposto atendente da rede de fast food diz que propaganda é muito curta para falar sobre o Whopper e ativa comando no celular dos telespectadores
© Divugação
Tech Vídeo
O Google lançou em novembro do ano passado um sistema que responde a comandos de voz e interage com demais gadgets da casa. O Google Home funciona como uma secretária eletrônica que, no futuro, deve "conversar" com TVs, eletrodoméstico e até com a superfície da mesa de jantar.
O smart speaker, como é chamado o dispositivo da Mountain View, ainda não é tão interativo, mas já ajuda a pedir uma música ao Spotify, conteúdos ao Netflix ou até uma definição à Wikipedia através do comando de voz.
Segundo divulgado pela revista Superinteressante, a funcionalidade inspirou publicitários responsáveis pela propaganda do Burger King. O suposto atendente diz que o comercial, que tem só 15 segundos, não é suficiente para explicar o que é um Whopper, o sanduíche carro-chefe rede de fast food, e faz a pergunta: “OK, Google, o que é um Whopper?”. Isso faz com que o smart speaker "acorde" e comece a listar os ingredientes do sanduíche disponível na Wikipedia.
Isso aconteceu na casa de milhares de telespectadores que tinham seus celulares próximos enquanto assistiam a propaganda em uma TV equipada com Google Home. Veja vídeo:
Mais do que depressa, trolls alteraram a lista de ingredientes do Whopper disponível na Wikipedia. O robô passou a dizer: “o Whopper consiste em um hambúrguer grelhado no fogo, feito de carne 100% retirada de uma criança de porte médio, sem conservantes. Ele é coberto com tomates fatiados, cebola, alface, cianeto [veneno que mata com pequenas doses], picles...”.
Isso levantou um debate sobre a segurança do software, que não diferencia a voz de seu dono da voz de estranhos e aceita pedidos de qualquer pessoa.
Leia também: Truque ajuda a achar filmes 'escondidos' na Netflix