iFood se inspira na Amazon e cria botão para pedido em um clique
Confira como funciona a novidade
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Para se manter na liderança do mercado, o aplicativo de entrega de refeições iFood tem investido em inovação. A empresa trouxe de Israel cerca de 80 botões para usuários fazerem pedidos com apenas um clique.
A ideia segue o movimento de algumas empresas como a Amazon, que já comercializa esse produto em seu canal on-line. O funcionamento é relativamente simples: o usuário deixa gravado seu pedido favorito, sincroniza o botão com seu smartphone e o wi-fi e aperta o botão para efetuar a entrega.
O diretor de inovação de produtos do iFood, Alexandre Nigri, diz que a empresa baseou no comportamento de usuários do aplicativo -pelo menos 5.000 pedem o mesmo prato do mesmo restaurante com frequência- e defende o uso da tecnologia para resolver problema e otimizar o tempo dos clientes. "Não queremos usar a tecnologia por usar. Temos de resolver problemas", afirma.
Os botões estão em fase de teste e sendo enviados a alguns convidados apenas. A companhia lançou um site para os usuários que tiverem interesse se cadastrarem e, assim, ter mais noção da intenção e do comportamento do público.
Fundado em 2011, o iFood tenta se movimentar em um momento em que grandes empresas também investem no serviço de delivery. É o caso do UberEats, da Uber, que iniciou suas atividades em São Paulo no fim de 2016.
Atualmente, o iFood conta com 5,3 milhões de usuários ativos em 300 cidades do Brasil, que fazem cerca de 4 milhões de pedidos por mês em 22 mil restaurantes cadastrados.
"Estamos com uma estratégia mais ampla, além do on-line. Queremos estar em todas as ocasiões que fizer sentido para as pessoas", afirma Nigri. "Temos de estar onde as pessoas sentem fome, no momento em que elas sentem fome", completa.
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CHATBOT
Na visão da empresa, outra forma para simplificar o pedido dos usuários é o chatbot, que permite pedir pizza pelo Messenger do Facebook. Os chatbots, que são basicamente robôs que conversam a partir de textos com clientes para tirar dúvidas e resolver problemas, vêm se disseminando pelo mercado.
Lançado em meados de julho, o iFood Guru Beta fornece uma lista de pizzarias para que o usuário escolha seu sabor e sua casa preferida. O artifício também está em teste, mas a empresa promete em breve disponibilizar outros tipos de estabelecimentos. Com informações da Folhapress.