NASA termina estadia simulada de 8 meses 'em Marte'
A simulação faz parte da preparação para a missão de 2030 da agência espacial norte-americana, em direção ao planeta vermelho
© Reprodução
Tech Preparação
A equipe da NASA, formada por quatro homens e duas mulheres, terminou no último domingo (17), “estadia simulada” em Marte que durou oito meses. A simulação faz parte da preparação para a missão de 2030 da agência espacial norte-americana, em direção ao planeta vermelho.
Como lembrou o site Tec Mundo, no teste, o grupo ficou alojado e trancados numa redoma de 111 m², espaço equivalente a uma casa ou apartamento mediano com dois quartos. Os aposentos de cada indivíduo tinham espaço bem limitado, e a redoma ainda contava com um banheiro, uma cozinha e um laboratório.
A NASA investiu US$ 2,5 milhões nesse projeto, vai ajudar a agência a traçar perfis psicológicos adequados para a seleção de astronautas que deve ocorrer nas próximas décadas. O local escolhido para o experimento foi o pé de um vulcão no Avaí, onde existe uma grande planície que se assemelha ao solo marciano. Sempre que precisavam sair, os pesquisadores utilizam trajes pressurizados, mas nunca faziam isso sozinhos.
+ Novo asteróide passará 'raspando' na terra em outubro
Toda a comunicação entre eles era monitorada, incluindo sensores presos ao corpo para avaliar níveis de estresse e sinais vitais. Para deixar a experiência mais realista, toda a comunicação com o “mundo exterior” tinha atraso de vinte minutos para simular o delay sofrido no transporte de informações entre a Terra e Marte.