Recurso do novo iOS 11 pode vazar 'nudes'
Como o recurso não avisa aos usuários que estão sendo gravados, todo cuidado é pouco
© pixabay
Tech Cuidados
Usuários do iPhone que atualizaram seus dispositivos para o iOS 11 já podem usar um recurso muito aguardado do sistema: a gravação da tela do celular. No entanto, é preciso ter cuidado, pois desavisados podem acabar com seus nudes vazados.
Uma reportagem do portal UOL explica como pode funcionar o esquema. Usuários alegam que a ferramenta de gravação permite que a tela do celular seja capturada mesmo quando um aplicativo está aberto.
+ Instagram libera função perfeita para revelar seus 'stalkers'
Agora, o preocupante é que o recurso funciona mesmo com o Snapchat e o Instagram aberto. Por isso, um desavisado pode não perceber que, ao mandar um 'nude' por meio estes apps, ele corre o risco de ser gravado sem saber.
Enquanto estes aplicativos acusam quando um 'print' foi dado da tela, o novo recurso do iOS não indica que a gravação foi feita. Em outras palavras, quem enviou o 'nude' não recebe uma notificação de captura de tela, como ocorre com o printscreen.
O mesmo caso acontece com ligações por vídeo, como é o caso do FaceTime. Agora, a pessoa não sabe que está sendo gravada.
Caso queira acionar a função de gravação de tela, basta seguir o passo a passo:
Ajustes > Central de Controle > Personalizar Controles e selecione a opção Gravação da Tela.