NASA revela nova ameaça para construção de bases nas luas de Marte
Erupções solares podem dificultar significativamente este tipo de módulo espacial
© Nasa
Tech Dificuldades
As erupções e ejeções de massa coronal no Sol podem carregar com eletricidade a superfície dos satélites de Marte (Fobos e Deimos), o que os torna perigosos para os módulos espaciais, sondas orbitais e astronautas.
Os planos da NASA sobre a colonização de Marte incluem a criação de uma base em uma das luas da Marte. De acordo com os especialistas, isso reduzirá significativamente as despesas relacionadas à entrega dos bens a Marte.
Os cientistas da NASA descobriram assim uma fonte de perigo inesperada que pode dificultar significativamente a criação de bases desse tipo. Ao examinar os dados captados pela sonda espacial MAVEN, eles revelaram que as erupções solares carregam com eletricidade estática a superfície das luas de Marte.
"Descobrimos que os astronautas ou rovers poderiam acumular cargas elétricas significativas ao atravessar o lado “noturno” de Fobos, o lado que está virado para Marte durante o dia marciano.
+ Google abre vagas de estágio para estudantes de qualquer curso
Embora não esperemos que essas cargas sejam suficientemente grandes para prejudicar a saúde dos astronautas, elas são suficientemente grandes para afetar equipamentos sensíveis. Então precisamos de projetar trajes espaciais e equipamentos que minimizem qualquer risco de carga", disse William Farrell da NASA.
Hoje em torno de Marte giram dois satélites, Fobos e Deimos, que têm uma forma assimétrica e um diâmetro de 22 e 12 km respectivamente. Muitos cientistas acreditam que estes satélites são asteroides atraídos pela gravitação de Marte.
Curiosamente, Fobos está se aproximando de Marte. Dentro de 20-40 bilhões de anos ele será destruído e se tornará um grande anel de poeira. Mas Deimos, ao contrário, está se afastando de Marte e no futuro remoto poderá "fugir" do planeta. Com informações do Sputnik.