Falha no Waze pode ter ajudado a triplicar lentidão no trânsito em SP
Aplicativo voltou a funcionar normalmente no fim da tarde, quando os índices retornaram para a média
© iStock
Tech tudo parado
A cidade de São Paulo registrou na segunda-feira, 23, um congestionamento atípico. O índice de lentidão, na parte da tarde, ficou mais do que o triplo acima da média dos dias comuns. Só a Avenida 23 de Maio, ligação entre o centro e a zona sul, teve 8,7 km de lentidão na parte da tarde. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não explicou o motivo. Os motoristas reclamaram de um companheiro habitual no trânsito: o Waze, que apresentou falhas durante o dia.
Diversos usuários do aplicativo relataram ter enfrentado problemas ao seguir a rota sugerida, que insistia em jogá-los na travada 23 de Maio. O Waze, usado para fugir do trânsito com opções de trajeto mais rápidas, confirmou ter registrado falha, que definiu como "incidente", mas disse que não comentaria o assunto. O aplicativo disse que o sistema já estava funcionando normalmente no fim da tarde, período em que os índices retornaram para a média.
Em toda a capital, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 14 horas, havia 78,1 km de vias congestionadas - quando a média para o horário é de 23,4 km de filas de carros.
+ iPhone 8 e iPhone X: lançamentos devem custar até R$ 7 mil
A CET não fez relação direta entre a falha e o trânsito incomum, mas também não apontou razões para o congestionamento. O aplicativo tem mais de 3,5 milhões de usuários ativos na Grande São Paulo. Com informações do Estadão Conteúdo.