Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sabesp lança aplicativo que informa níveis dos reservatórios

Aplicativo de celular vai indicar níveis dos reservatórios da Sabesp.

Sabesp lança aplicativo que informa níveis dos reservatórios
Notícias ao Minuto Brasil

11:41 - 27/10/17 por Agência Brasil

Tech São Paulo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) lançou um aplicativo para informar à população sobre os níveis dos reservatórios que abastecem à Grande São Paulo. Os usuários de tablets e celulares podem baixar gratuitamente o programa nas lojas virtuais que atendem o seu sistema operacional – Play Store para Android e App Store para iOS.

O conteúdo, atualizado diariamente às 9h, traz informações sobre a situação dos seis principais sistemas que abastecem a região metropolitana. aSão informados o volume disponível nas represas e o regime de chuvas nas áreas de abastecimento. Também são fornecidos gráficos comparativos dos níveis dos mananciais mês a mês nos últimos cinco anos.

Atualmente, os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo operam em normalidade. O Sistema Cantareira têm armazenado uma quantidade de água equivalente a 46,8% da capacidade total. O Alto Tietê tem exatamente o mesmo percentual de armazenagem, o Sistema Guarapiranga, 55,6%, o Alto Cotia, 83,2%, o Rio Grande, 79,6%, e o Rio Claro, 71,5%.

Crise hídrica

A situação é bem diferente da registrada no mesmo período de 2015, quando o Sistema Cantareira operava na reserva técnica, o chamado volume morto, em um nível que em relação ao patamar atual significaria -13,4%. O Alto Tietê, por sua vez, tinha à época armazenados apenas 13,9% da sua capacidade.

Foi somente no fim de 2015 que a região metropolitana superou o risco de colapso no abastecimento, com o Sistema Cantareira chegando a níveis acima do volume morto. Durante a crise hídrica foi adotado racionamento de água e parte dos consumidores atendidos pelo Cantareira passaram a ter o fornecimento redirecionado para outros sistemas. Com informações da Agência Brasil. 

Campo obrigatório