Falha grave: Apple libera correção para macOS
Bug permitia que terceiros tivessem acesso a qualquer computador da Apple de forma facilitada
© Pixabay
Tech Bug
Um bug do macOS, que dava acesso a intrusos como administradores através da tela de login, já não será problema para os seus usuários. A Apple já disponibilizou a Security Update 2017-001, atualização para corrigir o problema, que deve ser baixada imediatamente nos computadores que rodam a versão High Sierra da plataforma dos Macbooks.
Segundo o Olhar Digital, a Apple chegou a se desculpar publicamente pela falha no sistema.
“Quando nossos engenheiros de segurança souberam do problema na tarde desta terça-feira, nós começamos imediatamente a trabalhar em uma atualização que fechasse a brecha de segurança. [...]. Nós sentimos profundamente por esse erro e pedimos desculpas a todos os usuários do Mac, tanto por termos lançado [o sistema] com essa vulnerabilidade quanto pela preocupação que isso causou. Nossos clientes merecem o melhor”, publicou a empresa, em comunicado reproduzido pelo site.
+ Apple também aderiu à última 'moda' do iPhone X
O bug do macOS autorizava que terceiros tivessem acesso a qualquer computador da Apple de forma facilitada, bastando digitar "root" na indicação de nome e usuário na tela do login e pressionar a tecla Enter algumas vezes em seguida.
Para evitar o problema, que pode ser replicado em outras áreas do sistema, o usuário deve baixar a atualização manualmente (através das configurações do próprio MAC, em "update") ou esperar que o sistema se atualize automaticamente (previsto para todos os computadores que rodam o macOS 10.13.1).