YouTube deve lançar rival do Spotify no início de 2018
Portal de vídeos do Google já tem acordos com Universal, Sony e Warner para a própria plataforma musical
© DR
Tech Plataforma
O YouTube está cada vez mais próximo de lançar uma plataforma própria de música em streaming. Depois de fechar acordo com a Universal Music Group, o portal de compartilhamento de vídeos do Google teria chegado a consenso também com a Sony Music.
Apesar de a parceria com a Sony não ter sido confirmada oficialmente, o YouTube tem outra carta na manga: a Warner Music Group. O contrato com uma das três grandes empresas de música do mundo foi firmado em maio.
A plataforma musical deve estrear no início de 2018 e deve ser diferente do YouTube Music e do YouTube Red, serviços pagos que já disponibilizados pelo site.
Presidente da Universal, Lucian Grainge foi citado em comunicado divulgado neste terça-feira (19) qualificando o acordo como "importante passo adiante", que prevê "uma compensação para os serviços por assinatura e gratuito, ambos com publicidade".
Este contrato "reforça o compromisso da YouTube com a gestão dos direitos musicais na plataforma", acrescentou. A nova plataforma e os três acordos também são formas de apaziguar a indústria musical, que criticava a YouTube de pagar às editoras e aos artistas apenas uma ínfima parte do que devia pela exibição de vídeos musicais.
O mercado de música por streaming é dominado hoje pela Spotify, que reivindica 60 milhões de assinantes, seguida da Apple Music, com 27 milhões. Com informações da Lusa.