Em breve, beber e pilotar drone pode virar crime nos EUA
Nova lei em aprovação prevê multa de 1 mil dólares e até seis meses de prisão para quem pilotar drone sob o efeito de drogas
© Jason Lee/Reuters
Tech Legislação
Um funcionário de uma agência de inteligência do governo dos Estados Unidos aproveitou a folga para pilotar um drone de 60 cm x 60 cm enquanto bebia com um amigo. Pouco depois da decolagem, o piloto perdeu o controle do equipamento, que caiu nos na região da Casa Branca e gerou uma certa confusão.
Como ainda não havia uma legislação específica para essa atividade, o homem não teve grandes problemas com a justiça americana. Uma nova lei - que foi aprovada pelos senadores estaduais e precisa ser votada pela assembleia - prevê multa de 1 mil dólares e até seis meses de prisão para quem pilotar um drone sob o efeito de drogas.
+ Google instala GPS em bicicletas de funcionários para evitar furtos
Como explica a 'Superinterrante', pelo menos 38 estados norte-americanos estão considerando restrições para drones, que devem ser votadas neste ano.
No Brasil, em maio de 2017, a ANAC liberou o uso de drones no Brasil. É preciso ter mais de 18 anos e, em caso de máquinas que possam voar acima de 121 metros ou que pesem mais de 25 kg, também é necessário obter uma habilitação específica.