Nasa divulga imagem de constelação que fica a 16 mil anos-luz da Terra
Aglomerado estelar NGC 3201 é descrito pela agência espacial norte-americana como um objeto 'bastante grande e muito brilhante'
© NASA NASA/Reuters
Tech Hubble
Pelo Instagram, a Nasa divulgou nesse sábado (27) uma foto do aglomerado estelar NGC 3201, capturada pelo telescópio espacial Hubble. Como explica no post, o brilhante conjunto globular - que pode ser visto na imagem abaixo - é um grupo de centenas de milhares de estrelas unidas pela gravidade. A constelação descoberta em 1826 fica a cerca de 16 mil anos-luz da Terra e é descrita como um objeto "bastante grande e muito brilhante".
+ Tudo o que se sabe sobre o exoplaneta mais próximo da Terra
Ainda segundo a agência espacial norte-americana, os agrupamentos globulares são encontrados em torno de todas as galáxias grandes, mas sua origem e papel na formação das galáxias são desconhecidos. Recentemente, astrônomos descobriram um buraco negro no coração deste conjunto globular.
O NGC 3201 possui algumas propriedades que o diferencia dos mais de 150 clusters globulares pertencentes à Via Láctea: uma velocidade extremamente rápida em relação ao Sol e órbita retrógrada, pois se move na direção oposta ao centro galáctico. O comportamento incomum sugere que pode ter origens extragalácticas, mas que, em algum momento, foi capturado pela gravidade da Via Láctea.