Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Satélite 'Estrela da Humanidade' causa desconforto entre astrônomos

Feito de fibra de carbono, o satélite, em forma de bola brilhante, foi lançado em 21 de janeiro na Nova Zelândia pela empresa privada Rocket Lab

Satélite 'Estrela da Humanidade' causa desconforto entre astrônomos
Notícias ao Minuto Brasil

09:43 - 30/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Uma empresa norte-americana lançou um satélite chamado "Estrela da Humanidade", provocando reações indignadas entre os astrônomos.

Feito de fibra de carbono, o satélite, em forma de bola brilhante, foi lançado em 21 de janeiro na Nova Zelândia pela empresa privada Rocket Lab.

+ NASA divulga foto de tempestade no polo norte de Júpiter

Batizado da "Estrela da Humanidade", o satélite está coberto com 65 painéis refletores de luz e gira muito rápido. Segundo a ideia dos criadores, este deve se tornar o objeto mais brilhante no céu.

"Onde quer que estejam e o que quer que aconteça em suas vidas, todos poderão ver a 'Estrela da Humanidade' no céu noturno", afirmou Peter Beck, o fundador da Rocket Lab.

O engenho deverá permanecer em órbita por nove meses, devendo se desintegrar e queimar na atmosfera aproximadamente em outubro. Até então, a "estrela" poderá ser vista pelos habitantes da Terra a olho nu ao amanhecer ou à noite.

De acordo com Beck, a "estrela artificial" no céu tem um sentido simbólico — atrair a atenção das pessoas para o espaço.

No entanto, nem todos gostaram da ideia de Beck, especialmente os astrônomos.

Caleb A. Scharf, diretor do Centro de Astrologia da Universidade Columbia (EUA), acredita que o lançamento do satélite afeta o espaço ao redor da Terra, que já está cheio de satélites e fontes artificiais de luz, o que prejudica as observações astronômicas.

Atualmente, na órbita da Terra estão vários milhares de satélites, aumentando a cada ano. Em particular, há um ano, a Índia colocou em órbita 104 satélites de uma vez.

Outros cientistas compararam a "Estrela da Humanidade" com uma esfera de discoteca, lixo espacial ou grafíti espacial.

"O que irrita mesmo neste satélite é que foi desenhado especialmente para ser o mais brilhante e nada mais. É como se alguém pendurasse uma publicidade de neon perto da janela de seu quarto", opinou Jonathan McDowell, astrofísico do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

A "Estrela da Humanidade" se tornou o primeiro objeto de seu gênero lançado ao espaço "apenas para satisfazer as ambições de seu criador", afirma um artigo do portal Gazeta.ru, acrescentando que não deverá ser o último. Em 6 de fevereiro, o bilionário norte-americano e diretor executivo da SpaceX, Elon Musk, planeja lançar o foguete superpesado Falcon Heavy, com um carro esportivo Tesla a bordo, em direção a Marte.

Campo obrigatório