Drone funciona como táxi e transporta pessoa
O Ehang 184 é um 'drone táxi' autônomo que realizou os primeiros testes com passageiros
© Divulgação/Ehang
Tech Voo
O drone táxi Ehang 184, sem nenhum piloto a bordo, realizou os primeiros testes com o transporte de passageiros, dois anos após a sua primeira apresentação, na CES 2016. O resultado foi positivo e, segundo a fabricante Ehang divulgou em um vídeo, os testes de voos realizados na China nos últimos meses, foram todos bem-sucedidos.
De acordo com o G1, a companhia relata ter realizado mais de 1 mil voos com pessoas, nas mais diversas situações, incluindo condições adversas.
A criação foi desenvolvida para funcionar como táxi aéreo autônomo e tem a pretensão de revolucionar a mobilidade em cidades com trânsito congestionado.
No entanto, ainda não há data prevista para o Ehang 184 chegar ao mercado.
A publicação explica que o drone usado nos testes comporta apenas uma pessoa, embora a chinesa Ehang tenha anunciado a fabricação de um modelo de dois lugares.
Foram realizados mais de mil voos testes e o 184 conseguiu realizar uma subida vertical de 300 metros, transportar mais de 230 kg, seguir uma rota com extensão de 15 km e alcançar 130 km/h em velocidade de cruzeiro – deslocamento registrado entre o final da subida e o início da descida da aeronave.
Embora tenha sido sobrecarregado durante os testes, o Ehang 184 apresenta limite de carga de 100 kg. O dispositivo pode transportar pessoas por até 16 km, por aproximadamente 23 minutos de voo, e consegue atingir velocidade média de 100 km/h. Com funcionamento elétrico, o modelo conta com uma bateria recarregável em uma hora.