Vazamento de código do iOS deixa Apple em estado de alerta
Hackers que possuem estes dados podem utilizá-lo para encontrar vulnerabilidades no sistema
© Reuters / Thomas Peter
Tech Software
O vazamento de uma parte primordial do código do sistema operacional iOS está tirando o sono dos desenvolvedores da Apple. Historicamente, a empresa jamais expõe o código-fonte dos seus softwares, sendo um dos grandes expoentes do software fechado.
Conhecido como “iBoot”, o código vazado garante que o celular seja ligado de forma segura, fazendo com que o kernel do sistema operacional seja devidamente assinado pela Apple, de acordo com o 'Motherboard'.
+ 30% dos crimes online no Brasil são cometidos por conhecidos da vítima
Os hackers que possuem este código poderiam utilizá-lo para encontrar vulnerabilidades no sistema. Como explica o 'Olhar Digital', essa descoberta pode ser usada para atacar iPhones ou criar métodos de jailbreak capazes de desbloquear o aparelho.
O código-fonte foi publicado por um usuário do 'Reddit' identificado como "apple_internals" no ano passado. Mas só agora o caso ganhou repercussão, após divulgado recentemente no 'GitHub'.
A Apple praticamente confirmou a autenticidade dos dados divulgados após emitir uma ordem para que o conteúdo fosse removido por meio da DMCA, uma lei americana de proteção à propriedade intelectual. Para ter acesso ao benefício, a empresa precisa atestar sob juramento que a informação é real e que foi copiada sem autorização.