Campanha #DeleteFacebook se espalha como protesto na rede social
A rede social se envolveu em uma polêmica que resultou na apropriação de dados pertencentes a 50 milhões de usuários
© DR
Tech Polémica
A mais recente polêmica em que o Facebook se viu envolvido pode também vir a ser ‘penosa’ para a tecnológica de Mark Zuckerberg. Está se espalhando nas redes sociais uma campanha que visa incentivar os usuários do Facebook a apagarem as suas contas, a campanha usa a hashtag #DeleteFacebook.
O protesto é devido a apropriação de dados de 50 milhões de usuários do Facebook pela empresa Cambridge Analytica. Diferente de um roubo de dados, a apropriação de dados foi conhecida pelo Facebook ao longo de anos e mantida em segredo do público. Só quando o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia denunciou o caso é que os membros do Facebook souberam que as suas informações pessoais haviam sido comprometidas.
Mais do que a informação ter sido comprometida, os dados destes usuários foram usados pela campanha de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA de 2016 para mostrar anúncios e outras propagandas.
+ Escândalo de violação de dados põe Facebook em xeque
Veja a seguir algumas publicações de protesto feitas através do Twitter.
Enquanto isso, Zuckerberg continua sem se pronunciar sobre o caso, com vários internautas e autoridades internacionais a criticarem abertamente a ausência de qualquer tomada de posição do CEO da empresa.
It’s not me, it’s you. Goodbye. #DeleteFacebook pic.twitter.com/OIt6RwpUt0
— Rachel Clarke (@doctor_oxford) 20 de março de 2018
Facebook is part of the Big Brother system of control - see Orwell's 1984.It sells all of your personal data to Governments & Corporations.It manipulates and censors what you can see and what you don't see online.It even tries to manipulate your current mood.#DeleteFacebook pic.twitter.com/OFrIX3MYLI
— Ian56 (@Ian56789) 20 de março de 2018
Facebook may or may not be evil. But it has been complicit in evil. Time to shut it down. #DeleteFacebook
— Ehud Ur (@udiur) 17 de março de 2018