Nasa vai lançar satélite em busca de exoplanetas habitáveis
“Esperamos achar pelo menos 50 exoplanetas do porte da Terra em estrelas próximas”, explica George Ricker, pesquisador do MIT e líder da missão
© Pixabay
Tech Missão
Um satélite vai ser lançado nesta segunda-feira (16) e tem uma missão importante. O Tess vai passar por cerca de 200 mil estrelas localizadas mais próximas da Terra e procurar mundos com tamanhos que se comparem ao do nosso planeta, para que telescópios espaciais e em solo possam estudá-los em detalhe.
O fato do satélite estar concentrado em estrelas mais próximas do Sistema Solar é uma das novidades da missão realizada por um grupo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), lembra reportagem da Folha de S. Paulo.
+ Nasa está a poucos meses de lançar sonda que 'tocará o Sol'
O Tess, cujo nome veio de uma sigla inglesa que significa Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito, foi financiado inicialmente pela Google. Depois, em 2011, o projeto teve a benção da Nasa. Após o lançamento, o plano é que o Tess fique em missão por dois anos, em uma órbita especial, que nunca foi antes usada em missões espaciais.
“Esperamos achar pelo menos 50 exoplanetas do porte da Terra em estrelas próximas”, explica George Ricker, pesquisador do MIT e líder da missão.
O satélite do MIT tem um custo de US$ 200 milhões, somado a outros US$ 87 milhões do lançamento. Ele possui quatro câmeras que vão gravas faixas sucessivas do céu em ambos os hemisférios Norte e Sul.