Cuidado com os golpes nas plataformas para acordo de poupança
Usuários devem adotar alguns cuidados no que diz respeito a "falsos contatos" fora da plataforma.
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Tech Alerta
A partir desta terça-feira (22) começa a funcionar uma plataforma de adesão a acordo que vai restituir perdas de poupança de quem tinha dinheiro aplicado nos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor II (1991). Os usuários que acessarem o site criado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), porém, devem adotar alguns cuidados, no que diz respeito a "falsos contatos" fora da plataforma.
Um dos alertas listados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é evitar a oferta de terceiros, seja pela internet ou por ligação telefônica.
+ Adesão a acordo de perdas da poupança começa nesta terça-feira
Conforme relata o Extra, o usuário deve desconfiar de qualquer tipo de oferta relacionada ao pagamento de indenizações referentes às perdas dos planos econômicos. O mesmo serve para os dados pessoais, que devem ser preservados e nunca repassados a pessoas desconhecidas.
A recomendação também vale para fora da web, já que os interessados não devem contratar terceiros para receber o dinheiro. Eles devem entrar em contato somente com a entidade através da qual deram entrada com a ação coletiva - ou, no caso de ações individuais, com o advogado contratado.
O alerta vem do fato de falso escritórios e advogados usarem indevidamente o nome do Idec para captar clientes. Logo, o poupador não deve fazer nenhum pagamento antecipado, o que caracteriza golpe, já que a liberação da indenização por parte do banco não está condicionada a qualquer tipo de pagamento, seja do poupador ou do herdeiro.