Malware rouba dados bancários monitorando o que você faz no computador
A espionagem dos cibercriminosos é feita de forma remota
© pixabay
Tech Alerta
Cibercriminosos estão monitorando atividades em computadores infectados por um trojan, chamado MnuBot, para roubar dados bancários. O software malicioso é capaz de registrar tudo que está sendo digitado, tirar print screens da tela, simular digitações, desinstalar programas e, até mesmo, reiniciar o PC. Isso tudo de forma remota.
O MnuBot foi descoberto por pesquisadores da IBM que garantem que o malware é direcionado para usuários brasileiros.
+ Suspeita que seu Instagram foi invadido? Saiba como verificar
Se o computador for afetado, o trojan consegue monitorar janelas em primeiro plano ao criar uma área de trabalho. O cibercriminoso é alertado pelo malware no momento em que a vítima está prestes a acessar sites de instituições bancárias, por exemplo. Depois, aguarda "os próximos passos" para roubar dados.
Para saber se o computador está infectado, tente localizar o componente "Neon.exe" - no diretório C:\Users\Public\Neon.exe -, que é o responsável por permitir o controle remoto.
A IBM ainda não informou de que forma o malware está se espalhando, mas diz que os internautas devem evitar fazer o download de anexos enviados por e-mails desconhecidos. Também é importante manter o sistema operacional e o antivírus sempre atualizados.