Cliente pode ser cobrado mesmo com rede 4G desligada; entenda
Operadoras vêm sendo alvo de reclamações por clientes do plano pré-pago
© iStock (Imagem ilustrativa)
Tech Reclamação
Você sabia que o consumo de dados pode ocorrer mesmo com o 4G desativado? O UOL tecnologia procurou determinadas operadoras de telefonia para entender a reclamação de clientes, certos de que os créditos do celular diminuem mesmo com os dados móveis desabilitados.
Segundo a reportagem, parece que o problema ocorre em planos pré-pagos, tanto de celulares com sistema Android, quanto iOS.
Alguém sabe me informar se @ClaroBrasil ou @vivobr fazem cobrança diária do 4g mesmo sem a ativação dos dados? Porque a @TIMBrasil faz e não avisa ninguém.
— Marlon Gruntowski (@Gruntowski) 25 de maio de 2018
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A operadora Claro garante que o cliente só paga quando a conexão está ativa. A reportagem não conseguiu contato com a TIM.
Já a Vivo diz que o problema ocorre por conta de uma característica dos smartphones.
"A tarifação da internet diária pode acontecer em celulares com a função 4G desabilitada. Isso ocorre devido uma especificidade da maioria dos smartphones que, mesmo após a desativação da rede móvel, não encerra o consumo em sua totalidade, mantendo um pequeno tráfego de controle entre o aparelho e a rede da operadora. Já no modo 3G, quando os celulares têm a opção de dados móveis desabilitada, a conexão é desativada totalmente, sem tráfego entre a rede e o aparelho do cliente", informou a operadora Vivo, em nota.
O professor de telecomunicações Daniel Andrade Nunes, do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), não acredita que o problema seja dos smartphones. "A medida da quantidade de dados consumido não é característica do telefone. A operadora tem um sistema de tarifação que faz essa cobrança e, se existe um problema, me parece ser nele", explica.